domingo, 18 de janeiro de 2015

Dinheiro na sua mão é vendaval? Vamos mudar o rumo dessa triste história?


Você é consumista? Tudo que vê quer comprar? Se enrola com cartão de crédito? Pois bem... seu caso ainda não está perdido. O primeiro passo é assumir sua condição de "gastadeira". Como todo vício a ser tratado, não existe tratamento sem a pessoa aceitar que tem algo errado e que precisa de mudança.

Mas afinal, por que mulher gasta tanto? Nós vivemos num mundo capitalista, isso não é novidade, onde a ditadura da moda nos atropela. São roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, tratamentos de pele, cabelo e mais uma infinidade de "exigências" da sociedade moderna sobre nós.

Mas agora vamos sair um pouquinho desse mundo material em que vivemos e vamos refletir na Sagrada Palavra do Senhor? No capítulo 31 do Livro de Provérbios, a mãe do rei Lemuel lhe dá muitos conselhos de como deve ser a mulher escolhida por ele. Dentre as muitas qualidades que costumamos ler sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31, uma fica sempre em segundo plano, a boa administração financeira.

Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorososAdministra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Provérbios 31:13-18

Sim, não é a toa que isto está escrito na bíblia, nosso manual de vida. A mulher de Deus deve ser prudente com as finanças da casa. Mesmo as mulheres que não trabalham fora, acabam por administrar as compras do supermercado, o consumo de energia e por aí vai. A mulher que Deus pede que sejamos é cautelosa com o dinheiro. Faz trabalhos manuais para ajudar na renda, e/ou ajuda nas estratégias de crescimento das posses de sua família, não tem preguiça, vai à luta.

Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios 31:22-29

Jamais seremos perfeitas, mas devemos nos espelhar ao máximo no modelo dado por Deus de mulher
honrada e virtuosa. E apesar de todos lembrarem da mulher de Provérbios 31 como a mulher bondosa, altruísta, que se doa, os versículos falam muito mais sobre administração financeira do que de bondade.

Se você tem dificuldade de administrar sua renda ou de sua casa, primeiramente peça à Deus sabedoria, Ele não a deixará sem resposta. Segundo, coloque no papel tudo o que você tem gasto, inclua despesas fixas como conta de água, energia, telefone, supermercado, aluguel, depois inclua gastos eventuais como farmácia, passeios, manutenção de veículos e por fim, aquelas comprinhas inocentes que acabam com seu orçamento. Se você não tem comprovantes, notas fiscais de suas despesas, pelo menos faça um levantamento aproximado.

Depois de colocar tudo no papel, analise e veja o quanto gasta com cada item, você vai se surpreender com o quanto tem desperdiçado com compras inúteis.

Depois do choque, comece a levantar o que você ainda tem a pagar, e a partir daí estabeleça uma meta de gastos por mês. Se comprou roupas, sapatos e ainda precisa pagar, estabeleça que não vai comprar mais nenhum item desses até que os anteriores estejam quitados. E mesmo quando estiverem quitados, só vai comprar se realmente precisar. Lembre-se: precisar é bem diferente de querer.

Quando estiver diante de uma tentação, uma liquidação ou algo do tipo, se uma dúvidazinha bater no seu coração, não compre. Vá pra casa e reflita sobre a real necessidade daquele item, e veja se dentro do seu orçamento essa compra tem lugar. Caso não, entregue sua ansiedade para Deus.

Não tente ser algo que não é. Nós somos influenciadas a parecer perfeitas diante da sociedade, mas muitas vezes nossa realidade é bem diferente da que tentamos mostrar aos outros. Não dê um passo maior que sua perna. Seja prudente, honre ao Senhor com seu trabalho, seja dentro e/ou fora de casa, não se acostume ao padrão do mundo. O mundo trata as mulheres como pragas de gafanhotos que arrasam com o ganho dos maridos, que se importam mais com um cartão de crédito do que com a felicidade de sua família. Não seja esse tipo de mulher. Seja benção na vida de seu esposo.

Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31:12

Quando conseguir se livrar das dívidas, faça uma poupança e dê a senha apenas ao seu marido, até que você consiga controlar seu vício por compras. Ou invista em um título de capitalização, ou algo mais duradouro como um terreno. Também pode ajudar no sustento de algum(a) missionário(a), ajudar uma ong. Tenho certeza que se você entregar essa área de sua vida à Deus, Ele a ajudará a tomar a melhor decisão. Se não consegue dar nenhum desses passos sozinha, peça ajuda, não tenha vergonha, nem medo. Peça à alguém que confie.

E claro, o mais importante, seja fiel à Deus no dízimo. Dê suas primícias ao Senhor, e Ele encherá seus celeiros com fartura.

Deus a abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário